quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Educação Literária - J.I.de Figueiró da Granja (27 de novembro)

 No dia 27 de novembro de 2025, na Biblioteca Municipal realizou-se a Hora do conto, para o Pré-Escolar de Figueiró da Granja. Foi feita a leitura do seguinte livro: "O gato e o rato querem sair daqui" do autor Günther.














Formação: Referências Bibliográficas

 Realizaram-se recentemente duas formações dirigidas às turmas do 9.º ano do AEFA, sobre a importância das referências bibliográficas na elaboração de trabalhos escolares. As sessões foram dinamizadas pelo professor bibliotecário, Sérgio Rodrigues, no âmbito do apoio prestado pela Biblioteca Escolar às práticas de pesquisa e produção escrita dos alunos.

A iniciativa surgiu da necessidade identificada pelos professores das turmas envolvidas, de forma a reforçar nos alunos a compreensão sobre a forma adequada de identificar as fontes utilizadas nos seus trabalhos.

Durante as sessões, foram apresentados os princípios básicos da construção de referências bibliográficas, exemplos práticos e orientações simples para que os alunos possam aplicar estas normas em futuras pesquisas para trabalhos escolares.

A participação das turmas foi muito positiva, e espera-se que esta formação contribua para a qualidade dos trabalhos a desenvolver ao longo do ano letivo, promovendo uma maior autonomia e responsabilidade na utilização e tratamento da informação.

Num contexto em que a informação é facilmente acessível, é essencial que os alunos desenvolvam estas competências, que lhes permitam reconhecer a autoria, respeitar os direitos de quem produz conhecimento (direitos de autor) e evitar o plágio.











“Thanksgiving “ e “Buy Nothing Day” (2025)

No âmbito do PAA, a Biblioteca Escolar, em colaboração com a docente de Inglês, Inês Correia, assinalou a tradição norte-americana do Thanksgiving – o Dia de Ação de Graças, celebrado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro, que em 2025 ocorre a 27 de novembro.

Em simultâneo, foi também destacado o “Buy Nothing Day”, que terá lugar a 29 de novembro. Esta iniciativa pretende sensibilizar para um consumo mais consciente e responsável, funcionando como contraponto à habitual “Black Friday”, marcada pela promoção de compras impulsivas e excessivas.

A Biblioteca preparou um conjunto de atividades e recursos dedicados a estas temáticas: uma exposição temática, a apresentação da história do Thanksgiving, a mostra de trabalhos digitais elaborados pelos alunos do 11.º ano. Há ainda algumas sugestões de leitura.










quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Dia Internacional da Tolerância

Todas as turmas da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, participaram numa atividade especial para assinalar o Dia Internacional da Tolerância, que se comemorou no dia 16 de novembro.

Na disciplina de Português, os alunos elaboraram textos refletindo sobre o significado da tolerância, a importância do respeito mútuo e a convivência entre as diferenças. Já nas disciplinas de Inglês e Francês, criaram nuvens de palavras com termos e expressões relacionadas com este valor fundamental, explorando o vocabulário e a diversidade linguística.

A iniciativa foi desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar do AEFA, que apoiou a atividade e promoveu a divulgação dos trabalhos realizados.


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Primeiras Sessões de Educação Literária na Escola Básica de Fornos de Algodres

Começaram as primeiras sessões de Educação Literária na Escola Básica de Fornos de Algodres, trazendo momentos de leitura, imaginação e descoberta a todos os alunos.

No 1.º Ciclo, as sessões foram dinamizadas pelo professor bibliotecário Sérgio Rodrigues, que levou as crianças a explorar o prazer de ler através de histórias envolventes e atividades criativas.

No pré-escolar, as sessões ficaram a cargo da professora Fernanda Santos, da Equipa da Biblioteca Escolar, em algumas turmas, e das técnicas da Biblioteca Municipal, noutras, num trabalho conjunto e enriquecedor em parceria entre as duas instituições.

Os alunos participaram com grande entusiasmo, mostrando curiosidade, alegria e vontade de aprender mais através dos livros. Destaca-se ainda a colaboração das professoras titulares de turma e das educadoras de infância, cujo apoio e envolvimento foram fundamentais para o sucesso destas primeiras sessões.

Estas sessões vão decorrer ao longo do ano letivo e serão dinamizadas pelos mesmos intervenientes.

A Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal continuam, assim, a promover o gosto pela leitura e a formação de leitores ativos e criativos, reforçando a importância da literacia desde os primeiros anos de escolaridade.