quarta-feira, 14 de março de 2018

Era uma vez... nas aldeias.

De 5 a 9 de março decorreu a Semana da Leitura nas duas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres. 
Fiquei agradavelmente surpreendida com as atividades propostas para a biblioteca do centro escolar. Eu iria ser substituída, na leitura das histórias, por professores aposentados convidados pelo Professor Pedro Freitas, o bibliotecário do Agrupamento. Mas, há sempre um “mas”; eu teria que ir contar uma história aos J. I. da Muxagata,  Figueiró e Algodres. Foi com uma certa relutância que aceitei este desafio, porque já são demais os km que faço diariamente para vir trabalhar (Guarda-Fornos e Fornos -Guarda) com 36 anos de serviço e ossos muito danificados. No entanto, fui e só foram mais 30 km a adicionar aos 80 diários. 
Comecei pela Muxagata e escolhi o livro de Eric Carle "Quer ser meu amigo?" para contar às crianças dos J.I. Fui muito bem-recebida e foi um prazer estar a ler para crianças silenciosas e interessadas. 
Ofereci um marca páginas feito por mim. Aos adultos, um já acabado e às crianças um por terminar para poderem dar largas à criatividade. 
Em seguida dirigi-me a Figueiró onde voltei a contar a mesma história, num J.I. onde me senti como um "gigante" em Lilliput; não é que eu seja alta, o J.I. é que é pequeno para tanta criança: 13 e 3 adultos contando comigo. As crianças logo fizeram o registo gráfico da história, enquanto a educadora Rosa instalou o modem de acesso à internet na parede exterior do J.I. de uma forma muito original, o que prova que as educadoras, em regra, são criativas e polivalentes. 
Fomos depois almoçar ao restaurante, passo a publicidade, “ Encosta do Castro”, com todas as docentes (pré e 1º ciclo) e assistentes de Figueiró e Muxagata. 
Da parte da tarde fui a Algodres contar a mesma história e visitei o edifício - antiga escola do 1º ciclo - com imenso espaço para o número de alunos, ao inverso do J.I. de Figueiró.  
No final, foi uma experiência agradável, mas fiquei com a sensação de que a semana teve mais um dia de trabalho. 
 Nos restantes dias da semana, enquanto os “Voluntários da Leitura”, contaram uma história eu continuei a fazer marca páginas, para oferecer a todos os professores e alunos do Pré e 1º ciclo do Agrupamento de Fornos, além de preparar as leituras para a próxima semana. 


                                                                                                                                    Aida Ferreira